Todos nós sentimos raiva em algum momento de nossas vidas. Você pode se irritar ao perder uma promoção no emprego, ficar chateado quand...
Todos nós sentimos raiva em algum momento de nossas vidas. Você pode se irritar ao perder uma promoção no emprego, ficar chateado quando seus filhos brigam ou sentir seu sangue ferver quando o seu parceiro faz uma observação desagradável. A raiva é uma emoção normal que desempenha um grande papel em sua saúde emocional.
Muitos de nós associam automaticamente todos os tipos de pensamentos negativos quando vemos a palavra raiva. Isso é justificado, pois a raiva pode causar problemas em seus relacionamentos pessoais e profissionais. A raiva causa muito estresse no corpo e pode causar envelhecimento cerebral. No entanto, a raiva também pode ser uma emoção muito positiva. Isso pode surpreender muitos de vocês, mas é verdade. Há uma grande diferença entre a raiva saudável e a raiva doentia, como veremos.
Raiva saudável
A raiva pode ser saudável, dependendo da fonte e da maneira como você reage a ela. Por exemplo, a raiva pode ajudá-lo a realizar tarefas difíceis que você nunca imaginou serem possíveis. O aspecto positivo da raiva também pode ajudá-lo a permanecer positivo, apaixonado, energizado e motivado. Essa emoção pode incitar você a expandir seus limites normais ou a assumir riscos mais saudáveis.A raiva saudável também pode ajudá-lo a reduzir o envelhecimento por estresse. Isso permitirá que você exale seus sentimentos de maneira mais eficaz. Estudos mostram que a maioria das mulheres maiores de 60 anos expressa sua raiva muito melhor do que os homens da mesma faixa etária. Outras pesquisas também revelam que as mulheres normalmente vivem 10 anos a mais que os homens. Você pode tirar suas próprias conclusões, mas parece que um certo tipo de raiva é muito benéfico.
Raiva doentia
A raiva também tem seu lado sombrio, especialmente quando você a usa para lidar com situações que você não entende ou não pode controlar. A raiva resultante de sentimentos de medo, fracasso, incompetência, inveja ou rejeição é quase sempre negativa. Se você sentir uma perda de poder, poderá recorrer à raiva para tentar recuperar o controle. A raiva doentia pode fazer com que você critique, culpe ou desrespeite outras pessoas. A raiva irá acelerar o envelhecimento do corpo. Pode afetar a saúde dos idosos. Em casos mais extremos, o aspecto negativo da raiva também pode incitar você a assustar, intimidar, ou até prejudicar outro indivíduo. A raiva que você causa aos outros afeta muito o envelhecimento da sua saúde mental.
Como controlar sua raiva
Existem várias coisas que você pode fazer quando começar a sentir o lado doentio da raiva se manifestar. Tente manter a calma e resistir ao desejo de confrontar. Ao diminuir a velocidade de suas reações e pensar antes de agir ou falar, você poderá redirecionar sua raiva para outra ação, como exercícios, lavar louça, dar uma volta na praça... Enfim, esfrie a cabeça e evite brigas.Aprender a controlar (não suprimir, porque não tem jeito mesmo) sua raiva minimizará os efeitos dessa no envelhecimento. Reservar um tempo para discutir aberta e honestamente quaisquer problemas assim que eles ocorrerem também ajudará. Se você seguir estas etapas, a raiva o ajudará a envelhecer com saúde. Use o sentimento para o bem e viva de forma mais gratificante a sua maturidade.