Avenida N.S. de Copacabana é a principal via comercial do bairro mais famosos do mundo. E por ser essencialmente comercial, é o refle...

Avenida N.S. de Copacabana é a principal via comercial do bairro mais famosos do mundo. E por ser essencialmente comercial, é o reflexo dos modismos e cultura de cada época. Os letreiros, as roupas das pessoas, os automóveis, etc. estabelecem os marcos das gerações, a memoria afetiva de cada década na paisagem da avenida. Vamos dar um passeio na avenida nos anos 70.
Vamos às compras?
A imagem abaixo é recente, mas o letreiro está lá há mais de 50 anos. A Santa Fé, fechada recentemente, foi a mais antiga sapataria do bairro.
Talvez a foto mais "anos 70" de todas, seja essa imagem retratando a Adonis Junior, uma versão jovem da Adonis, loja tradicional de roupa masculina desde os anos 50. Tudo aqui grita anos 70.
Por décadas na esquina da rua Barão de Ipanema a famosa Temper. A loja reformava a sua fachada com os ícones de sua época com muita frequência. Aqui uma imagem de 1972.
Abaixo a icônica loja Ducal, especializada em ternos e roupa social masculina. Me desculpem, meninas, a moda feminina ficará para outra matéria.
Tá bom, pra não dizer que não falei nas flores, vai ai uma imagem de um dos centros comerciais mais famosos do bairro. Cheio de moda feminina e também sede do menor cinema do bairro, talvez do mundo, o Joia, com seus 30 e poucos lugares. E por falar em cinema, vamos lembrar de outros cinemas da avenida Nossa Senhora de Copacabana.
No cinema
Começando com o gigante Roxy. O maior cinema da cidade inaugurado com 1130 lugares na década de 30. e reconhecido pela prefeitura como "marco referencial na cultura cinematográfica da cidade e um dos cinema mais antigos do país com funcionamento ininterrupto. No início dos anos 90 o Roxy passou por uma grande reforma e passou a comportar três salas menores: Roxy 1, 2 e 3 e ainda reduzindo a sua capacidade para 914 poltronas.
O bairro contava com os melhores cinemas da cidade. Algumas jóias fora da "avenida nossa senhora", como o Rian na avenida Atlântica, mas vamos focar nos cinemas da "nossa senhora" e, outra joia era o Metro Copacabana.
O Art Copacabana e o Copacabana ficavam das adjacências.
O Caruso ficava no posto 6. Final da avenida.
Com fome?
Depois do cinema e compras, vamos fazer um lanchinho nos lugares da época....O icônico Restaurante Cirandinha, em 1972. Ficava na Avenida N.S. de Copacabana nº 719, entre as ruas Santa Clara e Constante Ramos. Fechou em 2018 depois de mais de 50 anos no mesmo endereço. A segunda fotografia é de 2014.
Na altura da Barão de Ipanema havia a filial da centenária Confeitaria Colombo. Depois de muitos anos fechada, o bairro recuperou o sua relíquia com uma unidade no Forte Copacabana. O registro é dos anos 80.
Com jeito moderno e os traços da sua época, a lanchonete Rick, vista da rua Figueredo Magalhães.
Já os mais abonados, podiam curtir o Nino
O Bob´s não existia na década de 70 na avenida, mas numa rua lateral desde o final dos anos 50. Mas não podia ficar de fora, sendo a lanchonete estilo americano mais antiga do país. Hoje não é grande coisa, mas naquele tempo os lanches eram naturais e deliciosos.