Pesquisas médicas recentes identificaram vários benefícios para a saúde proporcionados pelo consumo da bebida Maiores de 60 Desde...
Pesquisas médicas recentes identificaram vários benefícios para a saúde proporcionados pelo consumo da bebida
Maiores de 60
Desde o século XV, com a popularização da bebida na Europa, vinda do oriente (antes da África, a origem mais aceita do café é a Etiópia), o consumo da bebida é considerado um fator de extrema importância para o desenvolvimento econômico da humanidade, em especial devido às propriedades inebriantes e energéticas da cafeína.
A magia do café, inicialmente, se espalhou pelos salões da elite intelectual européia dos fins do século XV, mas depois também ganhou as residências, incentivando a produção artística e intelectual. Tendo surgido na Europa como bebida de grande destaque no cenário mundial, justamente no período em que efervesciam as idéias renascentistas, o café foi adotado pelos intelectuais e pensadores do racionalismo e do iluminismo e continuou sendo popular entre as elites pensantes europeias em períodos posteriores da história.
O impacto foi tamanho que o café era considerado “a bebida do diabo” até que o papa Clemente VIII a experimentou e decidiu batiza-la, livrando-a da pecha muçulmana. A bebida virou beata.
Não são poucos os depoimentos de ilustres escritores, políticos, filósofos, cientistas e artistas em favor do consumo do café em virtude de suas grandes qualidades. Honoré de Balzac, por exemplo, escreveu as seguintes linhas sobre o café: “O café cai-nos no estômago e há imediatamente uma comoção geral. As idéias começam a mover-se como os batalhões do Grande Exército no terreno onde a batalha ocorre. As coisas que recordamos surgem a todo o galope, de estandarte ao vento”.
Em meados do século passado, contudo, iniciaram-se alguns questionamentos sobre os seus efeitos para a saúde geral. A disputa hoje está superada. Acumulam-se pesquisas atribuindo ao café benefícios espetaculares à saúde. Cientistas demostraram que o consumo moderado da bebida pode trazer benefícios para o metabolismo devido a propriedades antioxidantes, aumentando a expectativa de vida dos consumidores em até 18%. 18%! Você leu certinho, querido leitor >60!
Confira alguns fatos científicos atribuindo benefícios à deliciosa bebida:
1. Os grãos de café produzem antioxidantes naturais. Curiosamente, há mais antioxidantes em uma xícara de café do que a porção média de suco de uva, mirtilos, framboesas e laranjas. Sabe-se que os antioxidantes reduzem a inflamação, diminuindo o risco de distúrbios de saúde, como doenças cardíacas, câncer e diabetes.2. Tomar café regularmente pode reduzir suas chances de adquirir cirrose hepática.
3. O café pode oferecer proteção contra a doença de Alzheimer.
4. O café também pode servir como proteção contra a doença de Parkinson, mesmo quando há indicadores genéticos presentes na família.
5. Alguns estudos demonstraram que aqueles que consomem café têm menos probabilidade de sofrer com o desenvolvimento e a recorrência da esclerose múltipla.
6. O Centro de Câncer da Universidade do Sul da Califórnia declarou que consumir de uma a três xícaras de café por dia pode reduzir o risco de carcinoma hepatocelular em 29%.

8. Um estudo da Cornell University ofereceu evidências de que o café pode prevenir danos na retina.
9. Um estudo dos Annals of Internal Medicine sugere que beber café reduz o risco de câncer, doenças cardíacas e muitas outras doenças e condições crônicas.
10. Outro estudo conduzido pelo The New England Journal Of Medicine também mostrou que mulheres que tomam café regularmente têm menos complicações relacionadas ao diabetes, doenças cardíacas e várias formas de câncer, diminuindo suas chances de morrer prematuramente.
11. Estudos brasileiros descobriram que o café preto forte pode erradicar as bactérias causadoras das cáries. (Se você acrescentar leite e açúcar à bebida, o benefício é perdido).
12. Um projeto de pesquisa da Universidade de Harvard concluiu que pessoas que bebem de uma a cinco xícaras de café por dia podem evitar doenças ligadas à morte súbita.
13. O Journal of The National Cancer Institute afirmou que o café pode oferecer proteção contra o melanoma.
Com ou sem cafeína?
Estudos mostraram que beber café com cafeína é melhor do que o tipo descafeinado. O processo de extração de cafeína pode reduzir os níveis de antioxidantes, diminuindo muitos benefícios para a saúde.Quanto café eu devo tomar?
Beber duas a quatro xícaras de café por dia pode trazer benefícios à saúde.Alguma contraindicação ao consumo do café?
Primeiramente os benefícios de saúde do café são negados às pessoas sensíveis à cafeína ou possuidoras de algumas doenças crônicas. Portanto, o seu médico deve ser consultado, caso você decida aumentar a sua ingestão da bebida.Referencias
a) Caffeine Informer. (2017, July 11). 19 Good Health Reasons To Drink Coffee. https://www.caffeineinformer.com/7-good-reasons-to-drink-coffee.
b) Aubrey, Allison. (2015, Nov 16). Drink To Your Health: Study Links Daily Coffee Habit To Longevity. http://www.npr.org/sections/thesalt/2015/11/16/456191657/drink-to-your-health-study-links-daily-coffee-habit-to-longevity.
c) Gunnars, Kris. (2017, June 15). 13 Health Benefits of Coffee, Based on Science.https://authoritynutrition.com/top-13-evidence-based-health-benefits-of-coffee/.
d) Harvard Health Publications. Harvard Medical School. (2016, Jan). Harvard study: Moderate coffee drinking associated with longevity.
http://www.health.harvard.edu/staying-healthy/harvard-study-moderate-coffee-drinking-associated-with-longevity.