Page Nav

HIDE
HIDE
FALSE

Últimas notícias

latest

75% dos óbitos decorrentes do coronavírus são de pessoas acima dos 60 anos. Há prevenção?

Reuters Os sintomas e as complicações do novo vírus vindo da China são mais comuns entre os idosos. Algumas medidas reduzem o risco de ...

Reuters

Os sintomas e as complicações do novo vírus vindo da China são mais comuns entre os idosos. Algumas medidas reduzem o risco de contrair a doença



O que é um coronavírus?

Os coronavírus são designados em função de sua aparência, com picos que se projetam de suas membranas, que se assemelham a uma coroa. Eles podem infectar animais e pessoas e causam doenças do trato respiratório. As infecções podem variar do resfriado comum a condições perigosas, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave, que adoeceu milhares de pessoas em todo o mundo - e matou quase 800 - durante um surto em 2003. A Síndrome Respiratória no Oriente Médio, relatada pela primeira vez na Arábia Saudita em 2012.





Porque os idosos são mais suscetíveis ao coronavírus?

Primeiramente, os idosos apresentam, percentualmente, um índice muito maior de fatores de risco agravantes, incluindo condições cardiovasculares, diabetes e deficiências pulmonares.

Outro motivo importante é a imunossenescência, que é um processo natural do envelhecimento diminuindo a capacidade do sistema imunológico. Como resultado, a incidência de doenças infectocontagiosas em idosos é sempre maior. Daí a importância dos maiores de 60 anos estarem em dia com as práticas visando melhorar a imunidade. A prevenção ajuda enormemente a redução de riscos de contaminação, isso inclui alimentação saudável, boa forma física e suplementação de vitamina C e ômega 3, por exemplo.


Segundo matéria da Forbes US o risco maior entre os idosos não é novidade: Segundo diversos Centros de Controle de Doenças , 90% das mortes por influenza ocorrem em pessoas com 65 anos ou mais.

Das 61.099 mortes relacionadas à gripe na temporada 2017-2018 dos Estados Unidos, 50.903 pessoas tinham mais de 65 anos. Índices de mortalidade relacionados a SARS em 2002-2003 para as pessoas de 60 anos ou mais são estimados  entre  50% e 80%, a depender do país.  Até o momento em que este artigo foi escrito, entre as mortes relatadas pelo coronavírus chinês a esmagadora maioria é de pessoas com mais de 60 anos de idade.


Quais são sintomas do novo coronavírus? 

Os sintomas incluem febre, tosse intensa e falta de ar. A doença causa lesões pulmonares e pneumonia. Casos mais leves podem se parecer com gripe ou resfriado, dificultando a detecção. Os pacientes também podem apresentar outros sintomas,  como problemas gastrointestinais ou diarreia. Acredita-se que o período de incubação - o tempo entre a exposição e o início dos sintomas - seja de 15-20 dias.

Que medidas podem ajudar a reduzir riscos?

O uso de máscaras ao transitar em locais públicos muito movimentados, tais como: estações de transporte públicos, festivais, centro de cidades, mercados e aglomerações em geral, etc. pode ajudar, mas especialistas dizem que o mais importante é lavar as mãos frequentemente. O uso de gel desinfetante, desses que viraram moda em 2012 na última grande epidemia de gripe ajuda muito.

O Dr. Mark Loeb, especialista em doenças infecciosas da Universidade McMaster em Hamilton, Ontário, disse que em um estudo durante um surto de coronavírus da SARS descobriu-se que qualquer tipo de proteção - seja uma máscara, respirador ou gel desinfetante - reduzia o risco de infecções nos profissionais de saúde em 85%.


Existe um teste para o vírus? 

Há um teste de diagnóstico que pode dizer se você está infectado. Foi desenvolvido pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, com base em informações genéticas sobre o vírus fornecidas pelas autoridades chinesas. 

O governo brasileiro informou, durante a coletiva de imprensa anunciando a repatriação e quarentena dos brasileiros exilados nas áreas de risco, que estará importando o teste de diagnóstico chinês. Contudo, as autoridades não informaram se o referido teste estará à disposição da rede pública de saúde, bem como o critério e amplitude que o mesmo seria aplicado.

https://afl.b2w.io/5uir