Page Nav

HIDE
HIDE
FALSE

Últimas notícias

latest

Editorial




Olá leitor!

Alguns perguntam o porquê de se fazer um site direcionado ao público acima dos 60 anos de idade. A resposta é simples. Eu tenho mais de 60 e a maioria dos meus amigos é maior de 60. E o que há de novo ai? Tudo! Quase nada do que eu aprendi convivendo com meus pais e avós me ensinou a compreender e a prescrutar o que seria ser idoso hoje, ops, maduro. 

Lembra daquela música do Belchior, "Como nossos pais"?  

Minha dor é perceber
Que apesar de termos
Feito tudo o que fizemos
Ainda somos os mesmos
E vivemos
Ainda somos os mesmos
E vivemos
Como os nossos pais

Mais ou menos, seu compositor. 

Nossa geração, ao que parece anda descobrindo um jeito novo de envelhecer. Temos mais saúde, sabemos nos cuidar e há muito ainda para descobrir e aprender.  A fórmula do sucesso é se mexer. Há todo uma vida lá fora e um mercado de trabalho e consumo também.


As estatísticas nos apoiam. O perfil populacional do país está mudando drasticamente, e essa transformação vem ocorrendo ao longo das últimas décadas: se nos anos oitenta a expectativa de vida era de 62,5 anos, passando para 69,8 anos no início da primeira década do século 21, em 2016 esse número chegou a 75,8 anos. 

Os brasileiros estão vivendo mais, mas não é só isso; segundo o IBGE a diminuição da taxa de fecundidade, ou seja, a redução no número de filhos por mulher, também ajuda a explicar o envelhecimento: hoje em 1,77, essa taxa deverá cair para 1,66 no ano 20602 . Estima-se que os atuais 19,2 milhões de brasileiros com mais de 65 anos passarão a ser 58,2 milhões em 2060, correspondendo a um quarto (25,5%) de todos os habitantes do país.

Então, dizem que os 60 são os novos 40. As nossas amigas gostam de ouvir isso, não é verdade :)? Mas o fato é que é verdade mesmo. Seja em termos estatísticos, dada a longevidade, seja a forma como os maiores de 60 se enxergam, vivem e sentem hoje em dia.

A imagem daquela pessoa fragilizada e indisposta, muito comum no passado, ainda corresponde à realidade? Afinal, o que significa envelhecer, hoje, no Brasil?

A proposta do site Maiores de 60 é explorar os interesses da população madura. Sim madura. Temos a jovialidade com experiência e muita lenha para queimar. Diferente é a forma de viver, fazer escolhas, se relacionar... Somos mais sábios, saudáveis, otimistas e sociáveis do que a geração anterior de idosos.

Aproveite o nosso conteúdo e use o formulário de contato para enviar sugestões sobre matérias, críticas e o que mais quiser.






Edílson Silvestre

EDITOR DO SITE MAIORES DE 60